domingo, 6 de abril de 2014

Onde estão os protestantes?


Bom galera, após 5 longos e quentes verões decidi reviver este blog, que tem exatamente 1 post de novembro de 2009, agora estou acrescentando este outro.



Onde estão os protestantes?

Pergunta: Onde estão os protestantes?
Reposta: Converteram-se, hoje são evangélicos!

Antes que a religiosidade ativista e milindrada se volte contra mim quero dizer que esta pergunta e resposta evidentemente é uma caricatura que expressará meu texto a seguir.
Lembro-me da chamada do G. R. e a reproduzo: Quem são os protestantes? Onde vivem? Do que se alimentam? (risos).
Bem da verdade que os protestantes surgiram muito antes da chamada "reforma protestante" cujo estopim foi o até então vigário católico Martinho Lutero, doutor em teologia e de fato um especialista das escrituras, centenas de anos antes homens corajosos decidiram confrontar as consideradas por eles mesmos, heresias da igreja mandatária da ocasião. Ir contra a igreja católica na época era assinar o próprio atestado de óbito. Fiéis que questionassem os mandatários sacertotes, que pensavam (sim, era proibido pensar) nas imposições da igreja eram condenados ao inferno, poucos sabem mas a história de comprar um terreno no céu atribuída às igrejas evangélicas nasce exatamente no catolicismo com as famigeradas indulgências, pagava-se quantias em dinheiro para assegurar o perdão dos pecados ou salvar-se do "mármore" do inferno, a morada celestial era literalmente vendida.
Pessoas epilépticas eram queimadas na fogueira acusadas de bruxaria, sim eram queimadas vivas, mas como comprovava que eram bruxas? Não era nescessário, a igreja mandou estava mandado.
Este é o palco da história de um homem chamado John Hus, sacerdote e herudito católico, excelente teólogo que passou a questionar estas e outras posturas da igreja a qual fazia parte (sim, questionou posturas antibíblicas de sua própria religião), tudo que ele queria era a reorientação da igreja e o retorno às escrituras, ele condenava posturas heréticas da igreja, tentou em diversas reuniões e por diversas formas dizer que o que ele questionava era respaldado pelas escrituras, desafiou ainda que o desbancassem, teologicamente se falando, caso ele estivesse equivocado e então ele voltaria atrás, claro que isso não ocorreu e ao contrário, foi ameaçado de morte caso não se retratasse.
Foi preso e evidentemente não renunciou suas convicções e foi queimado vivo como herege e morreu a cerca de 600 anos atrás cantando um hino. Há um filme de sua vida, recomendo que assistam.
Outros antes de Hus existiram, e também outros após ele.
Homens como João Calvino, Zwinglio, e especialmente Martinho Lutero (que também possui um filme biográfico belíssimo) foram os responsáveis diretos pela reforma protestante. Estes homens questionaram distorções de suas próprias igrejas, apontaram erros doutrinários e teológicos de dentro da própria casa, por isso foram chamados de PROTESTANTES, pois eram homens que amavam a verdade e protestavam contra as heresias ensinadas pela igreja extremamente dogmática e ditatorial, por pura conveniência religiosa. Foram taxados de hereges, pagaram um preço altíssimo para que estivéssemos aqui (nós crentes domingueiros e frequentadores de shows gospel rsrsrs). Após a reforma uma multidão abraçou a fé recém reformada e em pouco tempo a Europa estava tomada por movimentos reformadores de toda sorte.
Todo movimento que destoasse do Catolicismo Romano era apelidado de protestante.
Esta é a essência de um cristão protestante, não tolerar heresias e pagar com a própria vida se for necessário para defender a verdade do evangelho.
Nascemos assim, faz parte de nós, está em nossas entranhas. Precisamos manter a casa limpa, não toleramos desvios teológicos graves, desvios graves de conduta e caráter, não é compatível com a fé evangélica, leia fé expressa nos evangelhos. Portanto viviam em sua maioria na Europa, onde começou a maioria dos movimentos de reforma, Alemanha, Suíça, França, Inglaterra, Irlanda foram os berços dos principais reformadores.
Lutero não queria deixar sua igreja, mas queria vê-la reformada, chegou a colar 95 teses na porta da catedral de Wittenberg questionando e ao mesmo tempo refutando as questões que julgava heréticas de sua igreja, da igreja ao qual exercia inclusive o oficio sacerdotal, teve sorte pois não foi assassinado mas teve q fugir e também foi expulso da igreja. Com tudo isso surgiram novos movimentos que tornou-se no que chamamos hoje de protestantismo, daí surgiram os luteranos, anabatistas, dentre outros. Perceba que a "briga" não era contra pessoas, a luta não tinha seres humanos como alvo, mas sim o que estava sendo ensinado ao povo, a luta era no campo das idéias e da fé, as pessoas eram amadas, as heresias não! O povo estava sendo enganado e estes homens como verdadeiros Cristãos não poderiam ver e simplesmente cruzar os braços, sendo eles conhecedores da verdade que liberta.
Mas, do que se alimentam? Estes reformadores eram doutores nas escrituras, muitos deles são referência até os dias de hoje, por sua teologia, por seus livros ou até biografias.
Vamos viajar no tempo até os dias de hoje, os frutos da reforma estão ai (estamos aqui), há ainda alguma semelhança dos reformadores, protestantes do passado com os "protestantes", mais conhecidos como evangélicos de hoje? Você que se considera evangélico ou protestante se identifica com as condutas dos pais do protestantismo? Isso para não falar de Charles Spurgeon, John Piper, Jonathan Edwards, John Wesley, entre outros.
Embora somos frutos da reforma, o espírito que norteou nossos irmãos no passado não parece ser o mesmo que norteia a igreja hoje, não há essência protestante, não há sede de reforma (ekklesia reformanta semper reformanda), não há senso crítico pois não há referências, aceita-se tudo sem argumentar, sem questionar, sem verificar a procedência (e não é friboi rsrs), não há ousadia ou disposição em pagar o preço.
Uma geração que se alimenta do que vê pela frente, o importante é parecer saboroso ao meu paladar, não importa se tem gordura trans ou outros venenos, não há critério bíblico, o critério é a subjetividade empírica de cada um e seja o que Deus quiser. Há um certo milindre, como se alguns líderes ou igrejas fossem intocáveis, alguns ainda se utilizam da famigerada expressão: "não toqueis nos ungidos", meu Deus quanta ignorância.
A manipulação religiosa tem alcançado seus sucessos, a população analfabeta de bíblia cresce assustadoramente, muitos não sabem 1 versículo de cór, mal sabem quantos livos tem a bíblia sagrada, mas sabem citar sem tripudear os jargões e mantras gospel criados pelos movimentos neopentecostais.
Estes, alimentam-se do que? Lixo espiritual! De besteirol religioso.
Se a fé vem pelo ouvir e se não selecionarmos muito bem o que e quem estamos ouvindo, já pode se imaginar a qualidade desta fé, não é?
É claro que existem crentes sérios e compromissados com as escrituras, mas infelizmente estes estão em extinção, levando em conta as devidas proporções.
Precisamos de crentes mais corajosos, que manejam bem a Palavra, que não se conformam com este mundo e tampouco com os "evangelhos" nocivos ao Evangelho, ainda que seja um anjo do céu pregando (Gl 1:8), que de fato protestam pelo bem da Igreja, que expulsem dentre nós os vendilhões do templo e que anelem pela verdade das escrituras, que preguem Cristo e este crucificado, nada além disso é necessário e qualquer coisa além disso concorrerá no coração do povo, disputará espaço nos corações e como a mensagem da cruz nem sempre é tão atraente quanto as mensagens diversas que agradam ao povo, a Cruz fica cada vez mais de lado e as demais coisas cada vez mais em alta (e isto não tem relação com Mt 6:33). Precisamos de crentes que saibam interpretar os textos sagrados e não acreditar no que qualquer um diz, simplesmente. Precisamos de mais crentes Bereanos.
Onde está o espírito corajoso e intrépido dos protetantes atuais? Que combatem as heresias de dentro de seus próprios arraiais? É importante ressaltar que estes homens ousados protestaram porque amavam a Deus e as escrituras, conheciam bem as escrituras e esta é mesmo a orientação bíblica, devemos velar pela sã doutrina 1 Cor 5; Col 2; Atos 17; dentre outros. Lembremos que tudo o que fazemos, façamos por amor e com amor, tudo isso é por amor a obra e causa de Cristo e ao próximo, nossos antepassados fizeram tudo isso por amor ao povo e às escrituras, não puderam suporta o estupro dos textos sagrados e tampouco os humildes fiéis sendo enganados.
Que Deus em sua infinita misericórdia e amor nos dê o espírito destemido e ousado dos protestantes do passado para continuar reformando a igreja e nossas vidas.
1 Timóteo 1:1-7
1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,
2 - A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 - Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
4 - Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 - Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
7 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

1 Cor. 5:
9 Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.
10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.
11 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?
13 Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário