quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sobre Consagrar a Deus e algumas outras coisinhas (Ungir, Batizar, Circuncidar, etc...)

Consagrar significa dedicar a Deus o que está sendo consagrado, coisas ou pessoas.
No AT vemos pessoas (Ex 22. 31); vestes sacerdotais (Ex 29. 29); campos (Lv 27. 21); ofertas (Dt 12. 26); dinheiro e utensílios (Js 6. 19); animais (2 Cr 29. 33); o dia (Ne 8. 9); lugares (Jr 31. 40) sendo consagrados a Deus.
Como podemos perceber, o ato ou costume de consagrar coisas ou pessoas a Deus em ritual é veterotestamentário e não há esta menção para os Cristãos do novo testamento. No NT não existe prescrição, mandamento ou coisa semelhante ara rito de consagração seja do que for, estes rituais e costumes são exclusivos da antiga aliança. No site a seguir podemos ver todas as citações sobre consagração nas escrituras: http://www.bibliaon.com/consagracao/
Como devemos então encarar este tema na nova aliança?
O Cristão é por natureza, inerente ao fato de ser Cristão, Consagrado ao Senhor. Não há opção para um Cristão! Ou o crente é consagrado ao Senhor, ou ele não é um Cristão.
Ser consagrado ao Senhor implica dizer que tudo que sou e TUDO que tenho também É CONSAGRADO ao Senhor, a saber: Dedicado à Deus. E quando falo TUDO é TUDO mesmo, Vida, Família, Filhos, Bens materiais, etc. Inclusive nos textos 1 Cor 7:35 e Tito 1:8 a moral do texto está ao redor de TER uma vida consagrada, SER uma pessoa consagrada e não através de um rito mas através de nosso estilo de vida.
Há um costume em consagrar alguém para o exercício de algum ministério específico, por exemplo Pastorado. Neste caso não há, comumente, um ritual específico prescrito nas escrituras e geralmente é apenas simbólico, imposição de mãos e oração, a isso dá-se o nome de consagração pois aquela pessoa estará se dedicando ao exercício daquela função eclesial.
Há alguns seguimentos da igreja que consagram crianças ao invés de batizá-las, mas há algum problema nisso? Na prática não há problema algum pois creio que Deus aceita a criança que está sendo apresentada a Ele da mesma forma, esta consagração/apresentação é como um batismo sem água ministrado por irmãos Batistas e Pentecostais em geral.
A questão é que o que é prescrito na bíblia para Cristãos é o Batismo e não a apresentação, não existe apresentação de filhos de Cristãos nas escrituras. O principal argumento utilizado é a apresentação de Jesus, mas inocentemente os irmãos que se valem deste episódio simplesmente ignoram o contexto e citam o versículo isoladamente cometendo grave erro de exegese, vamos analisar:
Lucas 2:22 - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.
Normalmente este versículo é citado isoladamente de seu contexto e a heresia está instaurada pois texto sem contexto é pretexto pra Heresia. Vejamos o contexto no texto COMPLETO:
21  E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
22  E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
23  (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
24  E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos.

1. "Quando os oito dias foram cumpridos", TODO menino Judeu, ao completar 8 dias de vida deveria ser circuncidado e isto está prescrito na Lei Mosaica que vou falar a seguir, o apóstolo Paulo faz referência do batismo à circuncisão em Cl 2:11,12; O batismo é a resignificação da Circuncisão, é uma declaração de pertença e por isso devemos ministrar inclusive às crianças, a circuncisão ocorria aos 8 dias de vida, mas como o posto não é sobre batismo especificamente não vou me ater ao tema;
2. "cumprindo-se os dias da purificação dela" - Os dias da purificação da mulher também está prescrito na lei Mosaica, a seguir colocarei os textos que são auto-explicativos;
3. "o levaram a Jerusalém, para o apresentarem" - Após cumprido os dias da purificação o menino deveria ser apresentado ao Sacerdote para ser consagrado ao Senhor.

Alguns problemas de se utilizar este texto para validar a "Apresentação" de uma criança na igreja:
O texto de Lucas já é muito claro não sendo necessário nem mesmo se reportar à lei Mosaica no At, vejam o texto fala de circuncisão e dias de purificação, lendo mais atentamente verificarás que no versículo 22 o próprio texto diz: "segundo a lei de Moisés"; no verso 23 diz: "segundo esta escrito na Lei do Senhor"; No verso 24 diz mais ainda, diz que era para darem oferta segundo prescrito na LEI, a saber: Um par de Rolas ou dois pombinhos.
Se formos viver a Lei devemos vivê-la na integralidade, apresentar ao Sacerdote após ser circuncidado e depois disso ofertar os pombinhos.
Outros problemas, o texto é claro que esta apresentação é para "...Todo o macho primogênito...", ou seja, teoricamente se quisermos utilisar este texto devemos ser fiéis a ele apresentando somente os Meninos e só os Primogênitos, ou seja, BIBLICAMENTE meninas e irmãos do primogênito estão automaticamente EXCLUÍDOS da apresentação.
Agora que vamos para a lei Mosaica veremos que as falhas na utilização deste texto para justificar a prática de hoje são ainda maiores pois os textos dizem que a Apresentação/Consagração deverá ser de TODO primogênico, inclusive dos animais,  vejamos os textos relacionados e explicativos ao texto de Lucas abaixo:

Dos dias da purificação, Circuncisão e Ofertas.

Lv 12:
1  FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
3  E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4  Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5  Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
6  E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
7  O qual o oferecerá perante o SENHOR, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8  Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa.

Da Consagração/Apresentação/Santificação ao Senhor.

Êxodo 13:
1  ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.

Êxodo 22:29  As tuas primícias, e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.

34:19  Tudo o que abre a madre meu é, até todo o teu gado, que seja macho, e que abre a madre de vacas e de ovelhas;
20  O burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo o primogênito de teus filhos resgatarás. E ninguém aparecerá vazio diante de mim.

Num 3:13 13  Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o SENHOR.

Num 8:17  Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito, os santifiquei para mim.

18:15  Tudo que abrir a madre, e toda a carne que trouxerem ao SENHOR, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.


Infelizmente, por falta de conhecimento e de maior dedicação ao estudo das sagradas escrituras muitos cometem erros, que ao mesmo tempo são primários e graves.
Não há prescrição bíblica ritualística para apresentação de filhos na igreja, há prescrição para Batismo somente, contudo reafirmo que Deus em sua infinita fonte de misericórdia e amor aceita nossos filhos como herdeiros da aliança perpétua independente do rito realizado pois consagração para o Cristão é um ato imperativo, tudo que temos e tudo que somos é consagrado ao Senhor, nossos filhos antes mesmo de nascer o Senhor já conhecia e dizia TÚ ÉS MEU, pois os filhos dos crentes estão incluídos pelo próprio Deus na Eterna Aliança.

Para concluir, quero comentar que atos de ungir/consagrar bens materiais também não é prescrito no NT, mesmo porque não há necessidade de rito de consagração uma vez que TUDO que temos e TUDO que somos pertencem ao Senhor.

"Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos." 

(Colossenses 3 : 11)

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."  (Romanos 11 : 36)

"Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele."  (I Coríntios 8 : 6)

"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles."  (Hebreus 2 : 10)

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1 : 2)







Um comentário:

  1. Free Roulette for Real Money in 2021 - LuckyClub
    Roulette is a new type of luckyclub online roulette game, as you can get a chance to place bets on a wide variety of variants – including a progressive jackpot.

    ResponderExcluir